quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Alimentação errada pode afetar inteligência do bebê.

Uma die­ta rica em gorduras e açúcares durante os primeiros anos de vida pode afetar o desenvolvi­mento do QI (coeficiente intelectual) das crianças. Assim demonstrou um estudo pela revista cientí­fica British Medical Jour­nal.
Realizada por especia­listas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, a pesquisa avaliou o es­tudo ALSPAC, feito com 14 mil crianças nascidas entre 1991 e 1992, em que seus pais completa­ram questionários deta­lhados sobre o tipo de co­mida e bebida que seus filhos consumiam aos três, quatro, sete e oito anos e meio.
Periodicamente, as crianças foram subme­tidas ao teste de inteli­gência Wechsler. Os re­sultados mostraram que aquelas cuja dieta era pouco saudável apresen­taram um QI menor do que as que comiam bem. Além disso, o estudo mostrou que a inteligên­cia não foi afetada pela alimentação entre os qua­tro e os sete anos, mas, sim, pelo tipo de dieta até os três anos.
Para os especialistas, os resultados mostram que os efeitos relaciona­dos aos hábitos alimen­tares nos primeiros anos de vida “podem persistir mesmo alterando a die­ta”.No entanto, os cientis­tas também disseram que os resultados são “modes­tos”. Eles afirmam que novas pesquisas são ne­cessárias para entender melhor de que forma a dieta pode afetar a inteli­gência na idade adulta.
ALIMENTAÇÃO nos primeiros três anos de vida afeta na inteligência da criança